sexta-feira, 11 de setembro de 2009

PER Araruna Recebe Convidados

Dentro da programação do Curso do PER, ontem foi a vez que receber os stockholders dos participantes dentro do módulo 7. Com a chegada do material disponibilizado pelo SENAR demorou um pouco o início das atividades mas não houve nada quer prejudicasse a programação. Síndicos voluntários a postos comecei dando boas vindas aos convidados e fiz uma apresentação da programação geral e até onde havia chegado o trabalho do grupo. Em seguida reuniram-se os grupos-base e mostraram aos convidados o que já haviam feito. Inclusive as dificuldades que contornaram e as dúvidas ainda presentes. Um participante apresentou o seu diagnóstico, com todo o fluxo de caixa oportunidade em que dúvidas foram tiradas e sugestões apresentadas. Como o irmão do apresentador se fazia presente o mesmo sempre pedia que o mesmo ajudasse em caso de dúvidas sobre a propriedade, uma vez que o mesmo é quem fica mais à frente da administração da empresa. Após o serviço do lanche foi distribuído para todos os presentes material sobre Experiência de Vida, com os quesitos propostos. Individualmente se respondeu os questionamento. Após passado a limpo convidei que algum presente apresentasse seu resultado. Para minha surpresa um convidado se ofereceu e assim fez. Com o uso do metalplam e dentro do CAV o convidado foi respondendo as perguntas e o grupo foi escrevendo ao lado, quando necessário, a forma objetiva de cada indagação. Depois o convidado apresentou sua opinião sobre a participação como também os participantes do curso. Mostrei a constextualização entre as perguntas feitas e o planejamento da empresa no datashow. O grupo chegou a mostrar que como a vida humana é semelhante a da empresa. Anotaram suas conclusões no Caderno de Campo que foi explicado qual o que objetivo aos convidados. O almoço servido com a presença da coordenação local do SENAR, com prato regional ,a favada, com todas virtudes de prato calórico necessário no momento. Mesmo o coordenador do SENAR informando que tinha avisado a cozinheira, numa deferência a minha pessoa, para diminuir o sal, nem atentei aos detalhes, entrei de mala e cuia no saboroso prato. Reunimos nos corredores com todos os convidados presentes, que já estávamos fazendo chacotas e perguntas sobre tecnologia como cerca elétrica, manejo Voisin, análise de solo, etc. Informei no momento que procurassem o SENAR que disponbiliza uma gama imensa de treinamentos, através dos Sindicatos Rurais mais próximos das comunidades... Para agilizar o tempo e evitar que os convidados que vieram de outros municípios, sesta zero e entramos na parte da tarde.
Apresentei a ideia do que é planejamento. Seguindo mostrei a estrutura do Planejamento Estratégio e como devia se processar durante os próximos módulos. Informei que para aproveitar o grupo de convidados, novamente reuniram-se os grupos-base e após a explicação da FOFA trabalharam inicialmente os pontos internos da empresa e em seguida os externos. Foi feita a apresentação de alguns já num formato final de projeto.
Orientei de como usar o material que haviam recebido, principalmente nos volumes 1 e 2, de contextualização e do de Elaboração e Análise de Projeto, mostrando onde fica cada item que já foi e os que serão abordados. Sugeri de passar a limpo para o novo Caderno de Campo o que estava nos cadernos e, mais uma vez, lembrando que o Caderno de Campo será usado nas atividades inter aulas bem como após o termino do curso.
Ficou ajustado para que os stockholders presentes vão contribuir permanentemente nos trabalhos dos participantes do curso. Foi montada a programação da próxima semana, com 2 dias consecutivos e com um dia exclusivo para revisão e conclusão dos diagnósticos. No encerramento, em nome do SENAR e do SEBRAE agradeci a presença de todos e foram conviados para a festa de encerramento local, no dia 11 de novembro, festa que será organizada pelos presentes. Sinceramente, mais uma vez fiquei surpreso com a metodologia....

Nenhum comentário: