domingo, 11 de outubro de 2009

PER Araruna nos exercícios

Dentro da programação do PER em Araruna sempre levamos exercícios sugeridos pelo programa, tendo sempre o cuidado de preparar o grupo para o que se espera. Até o momento foi muito participativo e a vivência é citada em outros módulos, como exemplo de situações, que foram detectadas quando se utilizou o CAV. No exemplo acima se vê a integração da turma quando se trabalha com o objetividade... Todos apoiaram a metodologia que serviu para ajustar na hora do planejamento. Abordei o tema sobre liderança o que beneficiou, em muito, o entendimento do grupo.
Notei o pessimismo de alguns em relação a suas atividades, todos pequenos produtores rurais. Aproveitei e distribuí a letra da música "Meu País" (de Camargo) , coloquei a música no notebook que havia baixado da Internet. O grupo cantou, como se pode ver a seguir e viram a necessidade de unir-se; de deixar de colocar a culpa nos outros; de defender a categoria, etc. Eu mesmo achei muito afinado o coral improvisado que surgiu.

Já no último módulo quando se fez o exercício de colar letras para formar frases o grupo foi muito rico no que foi visto na experiência concreta e levaram muito de sugestão na plenária.
O grupo está conversando muito durante as explanações. Acredito que os grupos que se formam durante a convivência. Estou montando uma estratégia para aproveitar esse potencial...
A metodologia do módulo sobre as Instituições , talvez pela ausência de alguns convidados, não gostei. Já estou montando outra para contornar o problema antes do final desta turma.
Preparei uma para o tema da próxima explanação, além da que consta do manual, que é sobre legislação agrária. Eu informa a todos posteriormente.

Nenhum comentário: