quarta-feira, 19 de novembro de 2008

Seminário Turismo Rural Caparaó

Por convite do SEBRAE-ES e do coordenado Sebastião (Macarrão) fui até aos píncaros do Brasil, mais especificamente junto ao Pico da Bandeira, no distrito Pedra da Menina no município de Dores do Rio Preto para uma festividade autêntica onde se desenvolve o turismo rural participativo dentro de um consórcio de 11 municípios. Lá o SEBRAE é mais do que presente, injetando recursos dentro das GEOR e com a presença de toda a diretória, inclusive do superintendente que, juntamente com secretários de Estado, órgãos financiadores e o serviço de extensão estão comungando com os empresários do setor do agroturismo o desenvolvimento daquelas belíssimas paisagens. Juntaram alguns eventos e fizeram a grande festa: a da tilápia, a gastronômica, a feira e o seminário.
Logo da abertura de vê o grande diferencial quando o POVO homenageia o prefeito Caloman que vai partir do cargo e voltar as suas atividades de empresário do setor do turismo rural. Povo reconhecido aquele; sabe cobrar mas também sabe agradecer. A gente se sente bem em ver a euforia da população...
Fiquei em uma acomodação das melhores que já me hospedei do tipo cama, café e prosa. Família hospitaleira aquela; até bolinhos trouxe para que os daqui provassem a saborosa guloseima.
No seminário fui apresentar a experiência da APETUR na trilha de EcoTurismo e notrabalho feito pelo SEBRAE-PB, escritório de Campina-Grande, no levantamento de trilhas da ruralidade no Cariri Paraibano. Juntos estavam os parceiros de lá apresentando trilhas do tipo IVV e outra pousada que tem o ano todo ocupação plena, como agora, com 100% dos seus leitos com turistas.
O pessoal do presidência da Associação de Turismo Rural do Espírito Santo, o Cariello e mais outros membros estavam presentes. Como foi salutar abraçar esses amigos que me são tão caros...
Mesmo passando pouco tempo tive o prazer de degustar a tilápia na sua forma de fritura em tiras e também na forma de escabeche; fui ao caldo verde e também a canjiquinha (que é um tipo de canja de galinha). Recebi brinde de broas, mel-de-abelha e de cachaça.
Como fui sem a câmera não posso disponibilizar, ainda, as fotos. Mas o Macarrão ficou de mandar algumas aí eu vou mostrar para motivar que os nossos parceiros e amigos visitem, na próxima ida ao Sul, aquelas belíssimas plagas.
Trouxe uma porção de e-mail que vou ficar mantendo contato e informando o que se tem de bom pela aconchegante Espírito Santo e sua gente.

Nenhum comentário: